A ergonomia é essencial no ambiente de trabalho, seja qual for a condição a que o trabalhador está submetido. Afinal, esse cuidado impacta diretamente no bem-estar e na qualidade de vida do trabalhador em qualquer função exercida.

A ergonomia traz as condições adequadas para redução de acidentes de trabalho, bem como para melhorias na saúde física e mental de todos. Então, continue lendo a matéria até o final para entender mais sobre a importância desse cuidado para quem trabalha sentado.

Veja mais sobre a importância da ergonomia para quem trabalha sentado

Segundo o levantamento do INSS, o afastamento de colaboradores acontece, na maioria dos casos, por causa de dores nas costas e músculos. Esses problemas acontecem exatamente pela falta de conhecimento acerca da importância da ergonomia para os trabalhadores.

Pois, essas anomalias são conhecidas por distúrbios osteomusculares como a lombalgia, por exemplo, que é uma dor na parte mais inferior das costas. Então, essas patologias podem ser evitadas quando o empregador entende a importância da ergonomia para seus colaboradores.

Então, veja abaixo tudo que precisa saber para aplicar alguns cuidados no ambiente de trabalho e reduzir esses afastamentos. Veja algumas dicas práticas para aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho:

Dicas para aplicar a ergonomia para quem trabalha sentado      

Logo abaixo, você vai conhecer algumas dicas práticas para quem trabalha sentado aplicar no ambiente corporativo. Além disso, os empregadores poderão entender onde é preciso investir para trazer mais ergonomia para seus colaboradores. Confira:

Estação de trabalho apropriada para cada colaborador

Primeiramente, o colaborador precisa ter uma estação de trabalho apropriada para exercer sua função ergonomicamente. Ou seja, se você tem costume de atuar em apenas um local sentado, invista em cadeiras ergonômicas. Além disso, invista em suporte para os notebooks de uma forma que eles fiquem na altura dos olhos.

Esses cuidados estão relacionados com a ergonomia e facilitam bastante a vida do colaborador durante o dia. Pois, o profissional vai passar praticamente 1/3 de um dia sentado e precisa de uma estação apropriada para melhorar a postura, não é?

Se a estação é dividida entre duas ou mais pessoas, opte por cadeiras ergonômicas e reguláveis. Desse modo, cada um vai encontrar a posição mais adequada para trabalhar sem correr quaisquer riscos de acidentes.

Ajuste do monitor em relação aos olhos é essencial para postura

Como foi dito acima, a estação de trabalho precisa ser apropriada para cada colaborador. Nesse sentido, citamos a importância do suporte para notebooks brevemente. Agora, você vai ver porque esse cuidado é essencial para ergonomia no ambiente de trabalho sentado. Veja:

  • O monitor precisa ficar centralizado à frente do colaborador e acima do teclado. Pois, muita gente comete erros ao deixar o teclado lateralmente em relação à tela. Com isso, as dores aparecem com o passar das horas nessa posição;
  • O monitor ficará duas polegadas acima do nível dos olhos do colaborador sentado para melhorar a postura desse profissional. Pois, se a tela estiver muito baixa, o esforço realizado no pescoço depois de horas de serviço vai causar dores. Se a tela não tem essa altura, use livros como apoio para garantir essa altura de qualquer maneira;
  • Por fim, a distância é muito importante para o ajuste do monitor em relação aos olhos também. Afinal, a ergonomia rege que a parte de trás da cadeira deve estar entre 100 e 110 graus de inclinação para obter uma boa posição. Enquanto isso, a tela deve ser mantida com um braço de distância entre os olhos e o monitor;
  • Por fim, o colaborador deve ser instruído acerca da postura na cadeira. Portanto, realize palestras com profissionais especializados para tratar do assunto. Pois, a conscientização é essencial para promover ações mais ergonômicas no ambiente de trabalho.

Além disso, certifique-se de que os colaboradores mantenham os joelhos abaixo da linha dos quadris e os pés estejam tocando o piso. Se for preciso, invista em apoios para os pés para os colaboradores que não alcançam a altura necessária para manter essa posição.

Ajuste do teclado e mouse

Por fim, a posição do teclado e mouse tem relação importante com a ergonomia para quem trabalha sentado. Por isso, veja o que fazer em relação a isso:

·         Mantenha o teclado em uma altura apropriada para manter os ombros relaxados e os cotovelos abertos ligeiramente. Os cotovelos devem estar com uma abertura entre 100 e 110 graus para manter uma posição adequada ergonomicamente.

·         O mouse precisa estar bem perto do teclado para que o colaborador não tenha lesões com o passar dos dias e anos nessa atividade. Além disso, invista em mousepad com descanso para o pulso porque isso evita lesões como a tendinite no futuro.

Com isso, você conheceu as melhores dicas de ergonomia para quem trabalha sentado. Então, aplique-as no ambiente de trabalho para evitar quaisquer acidentes que causam afastamentos.

Conclusão

Como vimos, a ergonomia para quem trabalha sentado é essencial para prevenção de doenças ocupacionais e fadiga dos colaboradores. Por isso, o empregador deve investir nesses métodos citados acima se quiser melhorar a vida dos seus funcionários. Além disso, os acidentes levam ao afastamento de profissionais que precisam estar presentes todos os dias para o negócio fluir de forma saudável.

Portanto, o investimento em profissionais especializados na área de fisioterapia é indispensável para garantir esses cuidados. Pois, se a empresa contém um especialista no assunto em campo, as chances de acontecer acidentes são reduzidas consideravelmente. Então, entenda a ergonomia sempre como um investimento necessário para o ambiente corporativo.

Afinal, a empresa precisa de seus colaboradores para buscar a excelência e a qualidade nos serviços prestados. Estes, por sua vez, precisam estar em condições plenas de saúde para manter suas funções durante muito tempo sem correr quaisquer riscos. Então, a ergonomia é a palavra-chave para quem trabalha sentado ter um dia a dia mais produtivo e saudável.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog para mais informações como esta! E confira também nosso eBook 10 melhores formas de evitar lesões!