Sabemos que fazer exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde. Apesar disso, para os praticantes de esportes, as lesões esportivas são muito comuns.

Estas lesões podem acontecer por diversos motivos como o uso do tênis inapropriado, falta de alongamento, postura errada, falta de descanso e até mesmo o excesso de treino.

Então, se você sempre gostou de correr, porém passou por algum problema e agora quer retomar as atividades físicas, leia nosso artigo até o final e confira como voltar a praticar com segurança.

Por que ter uma lesão durante a corrida é tão comum?

Qualquer atleta certamente enfrenta uma batalha para se manter sempre saudável. Há quem diga que no esporte de alto rendimento, a verdadeira luta não é contra seus adversários, mas sim contra seu próprio corpo. 

Isso acontece geralmente por causa do esforço repetido e a vontade de atingir resultados cada vez melhores. Assim, as lesões esportivas são percalços constantes nas trajetórias de uma grande quantidade de pessoas que praticam corrida. 

Embora a intensidade dos exercícios seja menor em relação aos atletas profissionais, os amadores também passam por isso. O aparecimento das lesões durante a corrida, muitas vezes, é reflexo da falta de planejamento (algo comum entre os corredores de rua).

Muitas pessoas correm sem qualquer tipo de orientação, e por isso castigam suas articulações e estão mais suscetíveis às lesões esportivas.

Como funciona o tratamento para quem sofre lesões esportivas?

Se você sofreu qualquer tipo de lesão esportiva, é fundamental consultar um médico, principalmente se o incômodo perdurar por mais de 48 horas ou se existir algum tipo de limitação ou incapacidade. 

Assim, o médico poderá fazer uma avaliação física pormenorizada, pedir exames e iniciar tratamento adequado através de um diagnóstico.

Além disso, mesmo que não seja preciso um tratamento específico, o médico também poderá receitar o uso de anti-inflamatórios ou analgésicos ou fisioterapia, e assim conseguir aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.

6 Dicas para voltar a correr após lesões esportivas

Muitas pessoas que praticam atividades físicas passam por lesões esportivas e, após a recuperação, querem voltar à ativa.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados, e agora vamos falar de 6 dicas para que você retome as atividades com segurança.

1. Peça orientação de profissionais e redobre o cuidado

As lesões esportivas não podem ser negligenciadas, então, antes de tudo, é fundamental se orientar com um profissional e seguir as orientações que ele passar.

Isso é importante porque após uma lesão, talvez tenha exercícios que você não possa fazer, especialmente logo depois de estar liberado para treinar. 

2. Não comece com uma grande intensidade

Mesmo que você tenha ficado parado por pouco tempo após sofrer lesões esportivas, seu ritmo provavelmente não será o mesmo comparado ao que você estava quando treinava assiduamente. 

Então, será preciso começar aos poucos para seu corpo voltar a se acostumar com as atividades. Essa é uma das dicas mais importantes se você voltar a correr depois de uma lesão. 

Não se sinta mal se não for possível manter a mesma velocidade. Pense como se você estivesse começando com a prática da corrida, mas com um corpo que já tem memória esportiva.

Assim, logo será possível recuperar sua performance. Porém, é preciso dar tempo ao tempo. 

3. Entenda bem a sua lesão esportiva

Certamente você não quer voltar a sofrer com o mesmo problema e assim ter que abandonar a atividade física por mais tempo certo? Então é fundamental aprender com o erro. 

É preciso portanto entender o que foi feito de errado durante a prática para evitar o mesmo comportamento, até porque, um local que já foi lesionado, corre o risco de ficar prejudicado com mais facilidade.

Por exemplo, uma pisada errada, a falta de fortalecimento ou o uso de um calçado inadequado pode ter sido o motivo da sua lesão. Então, ao voltar a correr, é preciso evitar repetir estas mesmas coisas que te fizeram mal.


É possível que uma simples mudança no seu treinamento já faça uma grande diferença para corrigir seu padrão de corrida para não voltar a se lesionar no mesmo lugar. 

4. Invista no cross training

Além de correr, você pode fazer outros exercícios em paralelo, ou seja, o cross training. Inclusive, é possível investir nesse tipo de treino antes mesmo de voltar à prática da corrida. Por exemplo, se você praticar treinos de musculação, seus músculos vão ficar mais preparados e chegarão mais fortes para a corrida.

Outros exemplos que podem contribuir para o aumento do seu condicionamento físico são a pedalada e a natação.

5. Aumente a frequência, mas diminua a distância

Outra dica para voltar a correr depois de lesões esportivas é correr mais dias na semana, porém por distâncias menores do que as que você estava acostumado antes de ser obrigado a ficar parado.

Desta forma, com treinos de corrida consistentes e com poucos quilômetros, o corpo vai se adaptando mais rapidamente, porém aos poucos, e com isso você terá também menos riscos de sofrer mais lesões. 

Devagar você pode ir aumentando o volume de treino, sempre com orientação. isso pode acontecer dia a dia ou por uma quantidade de dias. O ideal é você sentir seu corpo e sua capacidade, pois cada um reage de uma forma diferente aos treinamentos. 

6. Mantenha percursos planos na volta aos treinos

Antes de apostar na velocidade das corridas e na alta frequência ou grandes inclinações, vá com calma até se certificar que a recuperação está progredindo bem. 

Na volta aos treinos, subidas e descidas vão exigir muito de qualquer estrutura que acabou de ser recuperada, então o ideal é que mantenha o plano e aos poucos comece a evoluir com subidas e no final descidas! 

A desaceleração (movimento excêntrico) exige muito mais das estruturas que a aceleração (movimento concêntrico). Sendo assim,deixe por último o que mais exige! Justamente para dar mais tempo para ganhar força e se recuperar super bem!

E claro, sempre ouça o especialista que está te acompanhando! 

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre reabilitação esportiva? Então continue a sua leitura no nosso blog!