Está com dores na coluna? Saiba que você não é o único. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 a cada 10 pessoas da população já teve ou terá o desconforto na região.

Em outras palavras, não só quem tem essas dores deve se preocupar, mas também aqueles que ainda não precisaram lidar com essa dificuldade. Isso porque, é uma situação que acontece frequentemente. Sobretudo, em adultos com mais de 35 anos.

Por mais que seja uma condição comum, porém, é possível tratá-la conforme sua gravidade. Assim como, evitá-la, tornando-se parte do grupo de 10% de pessoas que não sofrem com o problema. 

Para isso, antes de mais nada, você precisa conhecer o que ocasiona dores na coluna. Uma vez que, o incômodo está relacionado a uma série de fatores e entender suas possíveis causas pode ajudá-lo a lidar de forma preventiva ou perceber quando deve procurar auxílio de um especialista.

7 principais causas de dores na coluna

1. Má postura

A primeira possível causa de dores na coluna que destacamos é a má postura na realização de tarefas no dia a dia. Olhar para baixo ao usar o celular, carregar bolsas pesadas e displicência para sentar, são alguns exemplos.

Qualquer uma dessas práticas, sobrecarregam a coluna vertebral. O que, posteriormente, gera um incômodo na região que vai aumentando de forma progressiva.

Por outro lado, a postura correta possibilita que o equilíbrio entre músculos e ossos aconteça. Assim, evita alterações estruturais na coluna, enrijecimento das articulações ou encurtamento dos músculos, por exemplo ― fatores que geram dores na coluna lombar, torácica e cervical.

2. Atividades repetitivas

Além da má postura, atividades repetitivas que exigem muito da coluna podem gerar dores na coluna. Isso porque, acontecem tensões ou lesões musculares que resultam no desconforto.

Existem profissões, por exemplo, que favorecem o surgimento de dores na coluna devido às atividades repetitivas intensas, como colaborador de construção civil e mecânico. 

Esses trabalhadores exercem sua função exigindo demasiadamente da coluna por longas horas. Portanto, é comum que, mais cedo ou mais tarde, dores na região apareçam.

3. Obesidade

A obesidade ou excesso de peso também podem causar dores na coluna. Isso ocorre por conta da sobrecarga de peso nas vértebras da coluna. Assim como, em articulações dos joelhos ou quadril.

Além do mais, estar muito acima do peso ideal pode provocar processos inflamatórios em vários locais do corpo, degenerar discos vertebrais ou até mesmo diminuir o fluxo sanguíneo na coluna. Desse modo, dores surgem no local.

4. Sedentarismo

A OMS recomenda que adultos façam de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana ou de 75 minutos a 150 minutos de forma intensa ― quando não há contraindicação médica.

O objetivo? Evitar uma série de problemas ocasionados pelo sedentarismo, dentre os quais, dores na coluna são um dos mais comuns. A falta de atividade física enfraquece progressivamente a musculatura abdominal, pélvica e das costas, aumentando assim o risco do desenvolvimento de dores na coluna.

De acordo com a recomendação da OMS, só 30 minutos de atividade física em 5 dias da semana já são mais do que suficientes para que o seu corpo fique dentro do ideal, em termos de saúde. É um pequeno esforço que evita problemas futuros.

5. Tabagismo

O hábito de fumar prejudica a saúde de diversas maneiras. Ele causa doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer. Porém, o que muitos não sabem é que o tabagismo também provoca dores na coluna.

A fumaça do cigarro reduz a circulação sanguínea nos platôs dos discos invertebrais da coluna. Assim, eles ficam desgastados. Por conseguinte, podem acontecer atritos entre as vértebras ou inflamações musculares, culminando em dores na coluna.

6. Estresse

Isso mesmo, nem só práticas físicas, por assim dizer, colaboram para o surgimento de dores na coluna. Condições mentais e emocionais também podem ocasionar o problema, como, por exemplo, o estresse.

Em situações muito estressantes, o organismo libera hormônios para corrente sanguínea, a exemplo do cortisol. Isso provoca a condição de rigidez ou tensão muscular, resultando em desconfortos na coluna.

7. Colchão

Por mais incrível que pareça, até mesmo o colchão que você dorme pode causar dores na coluna. Quando está muito velho ou foi produzido com materiais de baixa qualidade, o colchão não consegue sustentar adequadamente o seu corpo e dá o conforto necessário para o local.

À medida que você passa seis, sete, oito ou até nove horas dormindo no colchão todos os dias, isso vai afetar sua coluna aos poucos.  Assim, não vai demorar muito para você descobrir o desconforto.

Então, não hesite em trocar seu colchão ao perceber que ele já passou do prazo de validade ou não é confortável o bastante. A resistência para adquirir um novo pode custar caro.

Conclusão

Por fim, conhecendo as possíveis causas de dores na coluna, você já pode adotar práticas para inibir o surgimento do desconforto quando ainda não sofre com sintomas do tipo. Assim como, perceber qual é a gravidade do problema, no caso do desconforto estar prejudicando-o neste exato momento.

Dependendo da causa das dores na coluna, o problema não se resolverá naturalmente. Isso porque, pode indicar um problema maior presente na região, os quais devem ser analisados o quanto antes por especialistas.

Em situações mais leves, o tratamento será realizado com mudanças no dia a dia e poucos medicamentos. Só que, em casos mais graves, até mesmo uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Então, na menor suspeita de uma condição mais grave da sua coluna, não deixe de procurar ajuda de profissionais qualificados. Eles vão diagnosticar o problema e orientá-lo para o melhor tratamento possível.